Enquete

Gostou do nosso novo site?

Sim - 68.6%
Não - 31.4%

Total de votos: 773
A votação para esta enqueta já encerrou em: 02 Fev 2015 - 00:00

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.

Contador de visitas

0218293

Seu IP: 54.160.245.121
Server Time: 2017-12-17 15:33:59

Nosso Histórico

Escrito por JEANIA MARIA

 

A estrutura de sucesso do Colégio-Curso Tamandaré do Rio de Janeiro, existente desde 1951, foi o ponto de partida para a criação do Colégio-Curso Tamandaré de Nova Iguaçu.

Em 1989, o professor Ricardo Amorim fundou este estabelecimento de ensino, tendo por objetivo introduzir inovações primando pela qualidade que resulta da integração entre equipe pedagógica e educadores, e da parceria escola-família, incorporando a responsabilidade de formar cidadãos.

Não demorou muito e dois anos depois, em 1991, o professor Amorim decidiu criar o colégio que começou com todas as turmas da atual estrutura, ou seja, do sexto ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Daí para a frente não parou mais de crescer e conquistar os melhores resultados nos concursos militares e civis.

Como a fila de espera por vagas aumentava a cada ano, o espaço do curso e colégio, na Travessa Alberto Cocozza, onde hoje funciona o anexo, ficou pequeno. Assim a escola foi ampliada com a transferência da sede para a Rua Mirim, um local mais espaçoso, moderno e confortável, com maior número de salas para suprir a demanda.

Em seus 22 anos de existência, o Colégio-Curso Tamandaré de Nova Iguaçu tem ajudado muitos jovens a conquistar seus objetivos (veja nesse site os resultados obtidos nos concursos). No decorrer desses anos, vem obtendo os maiores índices de aprovação e conquistando os primeiros lugares na área militar e nos vestibulares.

A meta do colégio tem sido a formação de um adolescente crítico e questionador. Além de uma forte preparação para o ingresso na carreira militar ou civil, desenvolve junto aos alunos atividades extracurriculares, durante todo o ano, tais como Feira Interdisciplinar, Festa Junina, Festa do Folclore, Olimpíada desportiva, festa de Natal e projetos pedagógicos abordando temas importantes para a formação cultural e o desenvolvimento da consciência de cidadania. Merece destaque, também, a participação do colégio curso Tamandaré nas Olimpíadas de Astronomia, Matemática e Física, procurando estimular o raciocínio e o pensamento reflexivo matemático e o encorajamento para a tomada de decisões. Por tudo isso, o Colégio é referência na Baixada Fluminense.

 

 

 

Uma Escola Premiada

Escrito por JEANIA MARIA

 

Numa região repleta de índices negativos, como a Baixada Fluminense, onde a maioria da população tem uma alfabetização deficitária, a escola virou motivo de orgulho. Graças ao trabalho desenvolvido pelo Tamandaré de Nova Iguaçu, a região pode ser vista no cenário nacional também como referência de qualidade no ensino.

Desde que o colégio Tamandaré de Nova Iguaçu conquistou destaque nacional entre as 50 grandes escolas do Brasil, a partir das notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), tem sido alvo de homenagens públicas. Nenhuma escola da Baixada conquistou tanto reconhecimento como o Tamandaré.

Começou em 2009 com uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu entregue à escola e, fato inédito, também para os alunos, numa clara ação de incentivo ao estudo. Depois veio a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a maior honraria do estado. Em seguida foi a vez de os Professores do Tamandaré receberem, também, da Alerj uma Moção de Aplausos pelo mesmo feito, ou seja, fazer o tão desmoralizado setor da educação da Baixada Fluminense se destacar positivamente no cenário nacional.

Em 2010, veio o reconhecimento de entidades e intelectuais dos 13 municípios da maior região do Estado do Rio, através do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, que elegeram, unanimemente, como o Colégio Tamandaré de Nova Iguaçu o grande destaque da Educação em 2009.

Além do Prêmio Baixada na área da Educação, o professor Ricardo Amorim ganhou da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu o título de Cidadania Iguaçuana, uma indicação da vereadora Nicolasina Acárisi. Trata-se de reconhecimento público, desta vez, no campo pessoal, pelo empenho do educador. Segundo Nicolasina o título serve como incentivo para que outros empresários façam investimentos de qualidade na cidade. “O desenvolvimento, o progresso de uma região, de uma cidade estão diretamente relacionados aos investimentos na área da educação”, afirmou Nicolasina, justificando o título para o professor Amorim.

Contudo o ponto alto, sem dúvida, foi a Medalha Mérito Legislativo, entregue em Brasília, em 2011, simbolizando aplauso e reconhecimento público de um mérito: o Colégio-Curso Tamandaré de Nova Iguaçu está entre as 50 escolas do Brasil com  melhor desempenho nos exames nacionais (Enem). Amorim recebeu a medalha junto com o empresário Eike Batista, o Ministro do Supremo Tribunal, Ayres Brito e o deputado Marcelo Freixo entre outros.

Agora o Colégio Tamandaré de Nova Iguaçu e o Profº Amorim entraram para o um seleto grupo de contemplados com a mesma medalha como a atriz Fernanda Montenegro, o arquiteto Oscar Niemeyer, o poeta Drummond (in memoriam) , o escritor Ariano Suassuna e instituições como o Afroreggae, entre outros.






www.cursotamandare.com.br
Endereço: Rua Mirin, 35 - Centro - Nova Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil
Tel: (21) 2667-2777
byBusiness